Muitos se escondem por detrás da idade alegando que, por serem
novos demais, não devem ser maduros ou agirem com sabedoria. Quanta enganação
há nessa mentalidade. As Escrituras não declaram que postura sábia e madura
deve vir e ser esperada somente dos mais velhos ou, dos chamados, mais
experientes; mas sim, deve ser observada clara e publicamente, por todos quantos
foram feitos Filhos do Altíssimo, por todos que nasceram de novo, por todos nos
quais o Espírito habita. Usar de nossa juventude para legitimar ações ímpias
(contrário de ações pias - piedosas), ações insanas, insensatas e imaturas é
fazer de nossa vocação celestial e cidadania eterna mera poesia, mera falácia.
Ao contrário, a todos
quantos se chamam cristãos... "A lei do Senhor é perfeita, e revigora a
alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e TORNAM SÁBIOS OS
INEXPERIENTES" (Sl 19.7). "Se algum de vocês tem falta de sabedoria,
peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será
concedida" (Tg 1.5). "Ninguém o DESPREZE pelo fato de você ser JOVEM,
mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e
na pureza [...]
Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para
que todos vejam o seu progresso. Atente bem para a sua própria vida e para a
doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a
si mesmo quanto aos que o ouvem" (1 Tm 4.12; 15-16). "A explicação
das Tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes" (Sl
119.130). Seriam necessárias horas e letras para expor todos os textos das
Escrituras que chamam a nós, jovens, os que foram reconciliados com Deus, à
maturidade, à sabedoria, à piedade. Seriam necessários livros para relatar a
vida de homens nas Escrituras e fora delas - presentes na História da Igreja -
que foram usados por Deus, que tiveram posturas maduras, quanto eram apenas
jovens, "inexperientes", que buscaram, tão somente, apesar de suas
imperfeições e limitações, Glorificar o Seu Deus. Isso não vem nem nunca virá
de nós, mas do Soberano Deus, pois foi Ele quem nos deu "tudo de que
necessitamos para a vida e para a PIEDADE" (2 Pe 1.3).
Contudo, isso não nos exonera a responsabilidade, pois, baseados
nesse tudo que Deus já nos deu, no tudo que Deus já fez por meio de Cristo,
Pedro nos exorta: "Por isso mesmo, EMPENHEM-SE [...] Portanto, irmãos,
EMPENHEM-SE [...]" (2 Pe 1.5a; 10a), empenhem-se em buscar a maturidade e
piedade [leia o livro para ver o que especificamente, está resumido nessas duas
palavras]. Cristo não nos deu a vida (Ef 2.5), a verdadeira vida, em nossa
juventude para que, pela mentira da inexperiência e insensatez que todos
atribuem a juventude, sejamos inoperantes.
Aos que Cristo chamou, os chamou
para serem conformes, iguais, imitadores de Cristo, não importando a idade (Rm
8.28-30). Jovens, Galera, Inexperientes que se tornam experientes pela ciência e
prática dos princípios das Escrituras (Sl 19.7; Sl 119.130). Deus não chamou
para a leseira de nossa época, mas para a renovação da mente (Rm 12.2); não nos
chamou para a contaminação, mas para a pureza (2 Tm 2.22). Nos chamou para
sermos exemplos a todos (1 Tm 4.12). Vocês não precisam viver determinadas
coisas para que saibam o que as Escrituras dizem, embora, precisemos passar por
todas as etapas para vivermos o que as Escrituras dizem [a experiencia da idade
é importante e deve ser considerada a mais alta estima - "A beleza dos
jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos"
(Pv 20.29)].
Adultos, pais, experientes que agirão como inexperientes se não
agirem conforme as Escrituras, Exortem, apoiem, invistam nesses jovens. Você são
responsáveis por eles. Não os desanimem acusando-os de insensatos, de que, pela
sua inexperiência, nada poderão fazer. Ao contrário, sejam usados por Deus a
fim de perpetuar sobre a Terra, quando vocês não mais estiverem nela, às
Verdades das Santas Letras por meio destes que As propagarão. Se Deus usou uma
jumenta, quanto mais a nós, jovens. Ehehehe =p Sempre avante, Jovens e
Adolescentes, sempre avante. Nosso alvo é a maturidade em Cristo. E, como disse
John Stott: "Ser maduro é ter um relacionamento maduro com Cristo, no qual
o adoramos, confiamos nele, o amamos e lhe obedecemos" (STOTT, John. O
discípulo radical. Viçosa: Ultimato, 2011, p.36). PARA TAL POSTURA, NÃO HÁ
IDADE. Ser maduro não é ser velho, é ser semelhante a Cristo.
Christopher Vicente